Pular para o conteúdo principal

CÂMARA REALIZA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO

A Câmara Municipal de Sacramento abriu os trabalhos legislativos do 2º período, nesta segunda-feira (4), com a realização da 1ª Reunião Ordinária após o recesso parlamentar. No início da sessão, o presidente Dr. Talhys comunicou uma nova parceria entre a Câmara e as Secretarias de Saúde e Assistência Social, no sentido de impulsionar as campanhas informativas através das cores. A começar pela ação Agosto Lilás, pelo fim da violência contra as mulheres.

 

Ainda no tocante à campanha Agosto Lilás, a vereadora Sgto. Edna se manifestou enquanto presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e membro da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COMEV). Edna destacou os esforços da COMEV para a criação de um centro de acolhimento à mulher e enalteceu o trabalho educativo que o município realiza junto aos agressores, com o objetivo de prevenir a reincidência da violência.

 

Não havendo deliberação de matérias na Ordem do Dia, passou-se para o Grande Expediente, momento de apresentação de requerimentos, indicações, projetos e cumprimentos institucionais. Confira o destaque de cada vereador:

 

Carlos Bananal

Sugeriu ao Executivo que o benefício “SacraCard” passe a contemplar também as farmácias do município, permitindo aquisição de medicamentos e itens essenciais à saúde. O vereador justificou que a medida, além de permitir maior flexibilidade aos servidores, fomenta ainda mais o comércio local.

 

Sgto. Edna

Indicou a instalação de um poste de iluminação pública na Rua Torquato Ribeiro da Silva, bairro João XXIII, demanda levantada por moradores, que apontaram preocupação em relação à segurança do local no período noturno.

 

Victor Rodrigues

Solicitou ao Executivo informações sobre o funcionamento do sistema de videomonitoramento municipal, sobretudo sobre a capacidade de prevenir e reagir a situações que comprometem a segurança pública. O vereador também indicou que a empresa ABSERVIS avalie a possibilidade de antecipar o pagamento do ticket alimentação para o 5º dia útil, alinhando-se à prática já adotada pela Prefeitura, visto que muitos dos funcionários da empresa atuam diretamente na Administração Municipal. Justifica-se o pedido pelo falo de que garantir o adiantamento do benefício ajudaria no planejamento financeiro das famílias.

 

Dr. Talhys

Demandou do Executivo através de requerimento o envio de Projeto de Lei relativo à política pública municipal de controle e manejo da espécie exótica javali e animais semelhantes. O pedido parte das discussões levantadas na reunião conjunta do dia 4 de junho, que teve o objetivo de buscar medidas para redução dos impactos ambientais, sanitários e econômicos, causados por essas espécies. Entre as indicações, sugeriu à Secretaria Municipal de Cultura que insira em seu calendário anual ações no sentido de desenvolver atividades culturais, celebrando por exemplo o Dia Municipal da Capoeira, instituído pela Lei Municipal nº 1.922/2023.

 

Daniel Campos

Apresentou Moção de Congratulação à Dra. Carlisa Agustoni, em reconhecimento aos esforços e doações que apoiam a Saúde e entidades filantrópicas de Sacramento, desde 2019. Ademais, requereu à Secretaria Municipal de Saúde informações frente a falta do medicamento Alenia 12/400 mcg, utilizado no tratamento de asma brônquica, bem como as medidas adotadas para reduzir os danos.  

 

Kiko Bonfim

Indicou que sejam adotadas as providências necessárias para troca de brinquedos deteriorados no parque infantil da Rua Astolfo de Lucca, nas proximidades da Escola Municipal Professora Sílvia Vieira. Indicou também a instalação de uma nova escada e rampa de acessibilidade ao final da Alameda dos Trabalhadores, no trecho que dá acesso ao Bairro Júlia Mateus Terra.

 

Marciano

Apresentou o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Social “Ritmos da Comunidade”, iniciativa com o objetivo de promover a inclusão social, o desenvolvimento cultural e a formação musical de crianças, adolescentes e, secundariamente, adultos, por meio do ensino de percussão e ritmos afro-brasileiros.

 

Leandro Desemboque

Indicou ao Executivo o asfaltamento da estrada de acesso ao Abrigo Doce Lar da Criança; bem como a manutenção da estrada vicinal que interliga a região do Desemboque à região das Palmeiras, trecho que liga a zona rural de Sacramento ao município de Tapira.

 

Dr. Reginaldo

Indicou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a necessidade urgente de correção de um vazamento de água e da limpeza do acúmulo de lixo na Av. Tomás Novelino. Conforme relata o vereador, a situação vem comprometendo o bem-estar da população e representa alto risco à saúde pública, devido à água parada e lixo acumulado, ambiente que favorece vetores de doenças.

Publicado em 08/08/2025 - 23:06 - Atualizado em 08/08/2025 - 23:17

Mesa diretora conduz 1ª reunião ordinária após o recesso