Pular para o conteúdo principal
TRABALHO DOS VEREADORES

19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO

Aconteceu nessa segunda-feira (21/06), por Videoconferência

Publicado em 28/06/2021 - 14:01 - Atualizado em 19/07/2021 - 14:03

.

Passou-se à Ordem do Dia, onde foram apreciados:

 

1) Projeto de Lei nº 27/2021, do Executivo Municipal, que “Regulamenta o Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículo de Aluguel, nas Modalidades Táxi, Mototáxi, Motofrete, Motoboy e Serviço de Transporte Motorizado Privado e Remunerado de Passageiros Por Aplicativos e Dá Outras Providências. O vereador Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues solicitou vista do projeto. O Presidente retirou da pauta o presente projeto.

2) Projeto de Lei nº 46/2021, do Executivo Municipal, que “Denomina de ‘Lemir Feliciano de Deus’ a Duplicação da Pista que Faz a Ligação Entre o Trevo Ada Cunha Cordeiro e a Rodovia Dr. João Cordeiro. APROVADO UNANIMEMENTE.

3) Projeto de Lei nº 7/2021, de 1º de março de 2021, de autoria do vereador Henrique Spirandeli de Andrade, que “Dispõe sobre a Publicação de Informações Pelo Poder Executivo Municipal no que Tange à Imunização da População no Município de Sacramento Contra a Covid-19 e Dá Outras Providências. Colocado em discussão, a vereadora Professora Léia requereu vista do projeto, sendo o pedido aprovado por unanimidade.

4) Projeto de Lei nº 52/2021, do Executivo Municipal, que “Altera Dispositivos da Lei Municipal n°. 1.764, de 03 de Dezembro de 2020”. APROVADO POR UNANIMIDADE, através de chamada nominal.

5) Projeto de Lei nº 53/2021, do Executivo Municipal, que “Autoriza Desafetação Legal de Área de 390,28m² (Trezentos e Noventa Metros Quadrados e Vinte e Oito Centímetros Quadrados) Para Doação de Lote Urbano Com Destinação Específica e Contém Outras Disposições. O vereador Marzola, requereu vista do projeto, que após discussão e votação, foi o pedido rejeitado com três votos favoráveis e cinco votos contrários, dos vereadores Bananal, Sgto. Edna, Ieda Rezende, Professora Léia e Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues. O vereador Marzola justificou seu pedido de vista, deixando claro que não está votando contra o projeto e sim exercendo seu direito de pedir vista para apuração e esclarecimentos que entende serem necessários. Após discussões e votações nominais, foi a matéria APROVADA COM OITO VOTOS FAVORÁVEIS E UMA ABSTENÇÃO do vereador Marzola.  

 

Não havendo mais matéria a ser deliberada, passou-se ao Grande Expediente, onde foram apresentadas Indicações e Requerimentos pelos vereadores:

 

MARZOLA

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a construção de um estacionamento municipal destinado aos motoristas de carretas e caminhões, procedendo à locação ou desapropriação de terreno próximo ao Leilão Bela Vista, em frente à empresa Trevisan, acima das oficinas; (IND.430/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que solicite do Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, informação de todas as obras de manutenção a serem realizadas nas ruas de nosso município, para que as que necessitem de operação tapa buraco sejam realizadas com maior urgência, evitando transtornos aos munícipes, bem como que verifique se há previsões de manutenção na rede de esgoto, antes de proceder asfaltamento e recapeamento nas ruas, a fim de evitar reparos logo após a realização da obra; (IND.431/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o servidor Daniel Augusto Silva, que verifique a existência de animais abandonados necessitando de cuidados no bairro Flamboyant, pois moradores do local relataram que há vários animais que se encontram machucados e no cio; (IND.432/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que inclua a residência do senhor Aluísio Antonio Alves, residente na Fazenda Vitorinos, no Programa Promorar, pois se encontra em condições precárias, necessitando urgentemente de reforma. (IND.433/2021)

 

   

DR. PEDRO TEODORO RODRIGUES DE RESENDE

 

INDICAÇÕES:

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que construa um redutor de velocidade na Rua Joaquim Vaz de Melo, na altura do número 51, no bairro Alto Estação; (IND.413/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja implantado em nosso município o projeto “Horta Comunitária”, visando ajudar as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social. JUSTIFICATIVA: É válido frisar que este projeto seria de grande importância e benefícios para as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social, pois os munícipes poderiam cuidar da horta, consumir e distribuir os frutos do projeto para as pessoas necessitadas; (IND.414/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja feita a doação gratuita de calcário e do frete aos produtores rurais do município de Sacramento; (IND.415/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que viabilize junto à Secretaria Municipal de Educação, a inclusão do Curso de Informática, pacote Office e digitação, na grade curricular das Escolas Públicas do Município. JUSTIFICATIVA: A informática tem se tornado requisito básico para todas as áreas de atuação, tornando-se necessário a inserção da mesma no ambiente escolar, por isso, somente as salas informatizadas não são suficientes para nutrir as necessidades do aluno, que apesar de já estar familiarizado com as tecnologias, ainda não sabe utilizá-la corretamente. Inserir a informática na educação é proporcionar um suporte maior ao aluno, para que futuramente venha se beneficiar de seus conhecimentos, tendo assim um futuro mais promissor. Enfim, com o projeto de inserção do Curso de Informática, a escola auxiliará na preparação do aluno, para uma sociedade informatizada, na qual ele encontrará diversas aptidões como ler, escrever, agir, pensar e trabalhar, possibilitando o pleno conhecimento do mundo globalizado e tecnológico; (IND.416/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que veja a possibilidade dos servidores da área de saúde que estão trabalhando na linha de frente em atendimento aos pacientes enfermos com Covid-19, passarem a receber insalubridade no limite máximo de 40% de percepção adicional, em vista do risco de contaminação que se encontra; (IND.417/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que estude a viabilização da criação de um programa de incentivo a empresas e empresários para se instalarem e investirem em nosso município, podendo assim gerar mais emprego e renda; (IND.418/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que sejam instaladas academias ao ar livre em todas as praças da cidade e das comunidades rurais, valorizando a importância da atividade física na promoção da saúde e tratamento das doenças; (IND.419/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que adquira e forneça aos professores da rede de ensino municipal, notebooks para facilitação das aulas online e atendimento dos alunos e pais, através de videoconferência; (IND.420/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que seja feito o recapeamento asfáltico nas ruas da comunidade do Quenta-Sol; (IND.421/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que mantenha contato com o Governo do Estado de Minas Gerais, para que consiga o asfaltamento do trecho compreendido entre a MG-262 a Almeida Campos; (IND.422/2021)

INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que busque ajuda no Estado para o aumento do efetivo da Polícia Militar em nosso município. A presente indicação atende desejo da população. (IND.423/2021)

 

 

REQUERIMENTOS:

REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de pesar aos familiares de Erika Lobato Lopes que deixou um legado de bondade, trabalho e dedicação a sua família. “Para quem tem fé, a vida nunca tem fim.”; (REQ.196/2021)

REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de pesar aos familiares de Itamar José Ferreira, que deixou um legado de bondade, trabalho e dedicação a sua família. “Para quem tem fé, a vida nunca tem fim.”; (REQ.197/2021)

REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de pesar aos familiares de Hamilton Nunes Dias que deixou um legado de bondade, trabalho e dedicação a sua família. “Para quem tem fé, a vida nunca tem fim.”; (REQ.198/2021)

REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de pesar aos familiares de Adairton José Cintra que deixou um legado de bondade, trabalho e dedicação a sua família. “Para quem tem fé, a vida nunca tem fim.”; (REQ.199/2021)

REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de cumprimentos às Secretarias Municipais de Saúde e Educação, pela participação no Programa Saúde na Escola, cumprindo as metas exigidas nesse programa, sendo classificada em primeiro lugar na nossa macrorregião, em segundo lugar em Minas Gerais e em vigésimo lugar no Brasil; (REQ.200/2021)

REQUEREU do Chefe do Poder Executivo Municipal, saber por que ainda não foi iniciada a reforma da ponte que liga o Distrito de Desemboque ao município de Tapira/MG, onde foi colocada no final do ano passado uma placa de interdição, porém os moradores e os produtores rurais continuam a fazer uso da mesma, mesmo com a precariedade que ela se encontra, colocando em risco suas vidas e das pessoas que ali transitam. Importante via para escoar a produção leiteira e de grãos do nosso município; (REQ.201/2021)

REQUEREU do Chefe do Poder Executivo Municipal, saber se há programa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para atender e apoiar os piscicultores em nosso município. Julgo de extrema importância essa atividade como alternativa de renda no atual momento de dificuldade financeira que atravessamos; (REQ.202/2021)

REQUEREU do Chefe do Poder Executivo Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se houve em Sacramento, algum óbito por COVID-19 de paciente que já havia recebido as duas doses da vacina e, em caso positivo, decline a quantidade e as respectivas idades. (REQ.203/2021)

 

  • Cumprimentou a Administração Municipal pela entrega dos biodigestores à comunidade de Quenta-Sol, melhorando a qualidade de vida e contribuindo com o meio ambiente.
  • Informou que agora as mães lactantes terão direito a vacinação e que este benefício possa chegar até as crianças de dois anos de idade.
  • Informou ainda que existe lei que trata da isenção de IPTU a pessoas aposentadas e que possuem apenas um imóvel registrado em seu nome, devendo requerer este benefício até o mês de outubro.
  • Disse ter apresentado pedidos ao Executivo Municipal, os quais tratam da construção da ciclovia na Rodovia Antenor Duarte Vilela.
  • Informou que a verba enviada pelo Deputado Marcelo Álvaro Antonio, no valor de cento e vinte e cinco mil reais, será utilizada para ampliação do posto de saúde Cida Zago.
  • Disse que foram disponibilizadas pelo Estado de Minas quarenta mil vagas no Programa Trilhas do Futuro, o qual capacitará jovens para inclusão no mercado de trabalho.

 

 

BANANAL

 

REQUERIMENTO:

  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofício de cumprimentos à jovem Maria Clara Araujo, que foi eleita Miss Minas Gerais Teen 2021, participando também do Miss Brasil Teen 2021. (REQ.208/2021)

 

  • Ressaltou a importância das boas relações com os deputados, destacando Dr. Hely Tarquínio e Marcelo Álvaro Antonio.
  • Agradeceu ao Deputado Bosco, que enviou recursos para as escolas de nossa cidade para aquisição de diversos equipamentos.
  • Parabenizou a Administração Municipal pela confecção de decreto que flexibilizou o funcionamento das padarias e similares em nossa cidade, atendendo ao pedido dos vereadores desta Casa.
  • Manifestou seus sentimentos de pesar a todos os familiares que perderam seus entes para a Covid-19 nesta semana.
  • Comentou sobre a necessidade de se colocar um redutor de velocidade na confluência da Avenida Antonio Carlos com a Rua Professor Antenor Germano, visto que é um local perigoso e com muito tráfego de veículos.
  • Justificou que a verba aprovada para a entidade Rock in Sacra, nesta Sessão, é advinda de uma lei, denominada Lei Aldir Blanc.
  • Informou que esteve em conversa com o Prefeito e que foi dito que a Administração Municipal está disposta a contribuir com o Hospital Hélio Angotti, juntamente com as demais prefeituras da região.
  • Comentou sobre os animais abandonados em nossa cidade, dizendo que na entrada da cidade diariamente são abandonados cachorros, solicitando de todos que se conscientizem a este respeito, para que os animais de estimação sejam castrados.
  • Comentou sobre as obras que estão sendo realizadas pelo SAAE, informando que brevemente tudo estará resolvido.
  • Sobre a ponte na região de Desemboque e Tapira, informou que há estudos para que seja construída ponte de cimento naquele local.

 

HENRIQUE SPIRANDELI DE ANDRADE

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que envie se possível antes do recesso parlamentar, projeto de lei concedendo aumento da subvenção anual para as entidades Asilo São Vicente de Paulo e o Abrigo Doce Lar Irene Nye, conforme já o foi solicitado, tendo em vista a dificuldade financeira que as referidas entidades estão atravessando, com a devida urgência que o caso requer; (IND.434/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que estude a possibilidade e a viabilidade de aquisição de biodigestores para todos os bairros rurais de Sacramento de uma só vez. Tais medidas além de atender as comunidades em menor tempo, conseguirá efetuar a compra com um maior desconto, medidas essas que trarão maior eficiência e economia, princípios constitucionais que merecem ser exercidos com maior frequência na administração pública. (IND.435/2021)

 

 

REQUERIMENTOS:                                  

  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que envie cópia do contrato com a empresa que presta serviço de locação de veículos para o município de Sacramento, contendo ainda quantidade de veículos que foram contratados, quais secretarias estão servindo e suas respectivas placas; (REQ.206/2021)
  • REQUEREU da Mesa Diretora, que envie ofício de agradecimentos ao Deputado Estadual Professor Cleiton, que conjuntamente com os deputados estaduais aprovaram perante a Assembleia Legislativa um repasse no importe de R$ 1.500.000.000,00 (Um bilhão e quinhentos milhões de reais), valor esse que será destinado aos municípios mineiros viabilizados pelo acordo realizado entre a empresa Vale com o Governo Estadual, solicitando saber ainda qual valor caberá ao nosso município. (REQ.207/2021)

 

  • Informou a todos sobre reunião realizada na Casa da Cultura, a qual tratou de assuntos relacionados à vacinação contra a Covid-19, enfatizando que não há ainda vacina para todos e que brevemente o Governo Federal enviará vacinas suficientes para vacinação da primeira dose de toda população sacramentana até o mês de outubro.
  • Disse que a revisão do decreto municipal foi importante, pois os comerciantes de nossa cidade necessitam muito de vender seus produtos e pagar suas contas.
  • Fez leitura do projeto de lei apresentado na Sessão do dia 14 de junho, assinado conjuntamente com o vereador Gregório Pereira Pinheiro, que “Dispõe Sobre a Obrigatoriedade de Consulta Prévia à Comunidade Escolar Pelo Município de Sacramento Para Fins de Absorção dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais e Dá Outras Providências”.

 

 

GREGÓRIO PEREIRA PINHEIRO

 

REQUERIMENTO:

  • REQUEREU da Mesa Diretora o envio de ofício de cumprimentos à senhora Maria da Glória Barbosa Afonso, que completa cem anos de idade nesta data, viúva do senhor Leônidas Afonso Primo e mãe do senhor José Arthur Barbosa, vereador e ex-presidente desta Casa. (REQ.209/2021)

 

  • Agradeceu a Professora Shirley Magnabosco, que foi importante na confecção do projeto apresentado, colaborando sobremaneira neste sentido.
  • Ressaltou a importância deste projeto para a comunidade escolar, que participará ativamente das questões relacionadas a futuras municipalizações das escolas de nossa cidade. Aparteando, o vereador Henrique Spirandeli também mencionou a importância da Presidente do Sind-UTE, senhora Augusta, neste processo.
  • Informou que conforme projeto que tramita na Assembleia Legislativa, o qual destinará ao município de Sacramento o valor de dois milhões e quinhentos mil reais, verba esta advinda de acordo com a empresa Vale do Rio Doce.
  • Fez leitura de ofício que enviará ao Deputado Bosco, assinado conjuntamente com os vereadores Henrique Spirandeli, Sgto. Edna, Professora Léia, Dr. Talhys Andrey Nunes Rodrigues e Bananal, o qual solicita que Sacramento seja declarada a capital mineira do rock solidário, visto que a entidade Rock in Sacra faz evento anual beneficente.
  • Disse que também encaminhará ofício ao Deputado Bosco para que contemple com recursos financeiros a Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus.

 

 

SARGENTO EDNA

 

INDICAÇÕES:          

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que faça um reparo na lixeira na Rua Assyncrito Natal, próximo ao entroncamento com a Rua Orestes Canassa, bem como que instale mais uma lixeira para atender os moradores do local. (IND.411/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que instale placa proibindo parar e estacionar ônibus e caminhões, na Rua Coronel Zeca de Almeida, no quarteirão da Capela do Bairro Santo Antônio; (IND.412/2021)

 

  • Comentou sobre as dezesseis milhões de pessoas que venceram a Covid-19, duas mil e duzentas em Sacramento, lamentando muito as perdas das pessoas queridas de nossa cidade. 

 

 

DR. TALHYS ANDREY NUNES RODRIGUES

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, instalação de dois redutores de velocidade na extensa Rua: Marlene Ramos Scalon, em frente ao nº. 486 e outro, próximo ao barracão da empresa Trans Divisa, no Residencial Lauro Afonso, rua esta situada atrás da sede da Delegacia de Polícia. A maior preocupação é de que os condutores vem empreendendo alta velocidade em seus veículos, favorecidos pela característica plana e de grande extensão da referida rua, trazendo sérios riscos às crianças e idosos. Infelizmente nem todos condutores respeitam os limites de velocidade e muito menos usam da prudência que o Código de Trânsito Brasileiro nos exige, inclusive tendo nos relatados os moradores ora solicitantes da incidência de inúmeros acidentes automobilísticos no local; (IND.436/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja realizada através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, operação tapa buraco e/ou recapeamento asfáltico na Rua Diomedes Torquato de Melo, no entroncamento com a Rua Rui Barbosa, ambas no bairro de Lourdes. Referidos buracos vem causando enormes transtornos trazendo riscos de acidentes automobilísticos; (IND.437/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, estudos e planejamentos para realização de parceria pública privada no sentido de através de um projeto arquitetônico, recuperar, reformar e revitalizar a sede do Esporte Clube Marianos. Justifica-se nosso pedido, por termos sido procurados por diversos moradores, vizinhos daquele logradouro, bem como por amantes daquele importante e tradicional Clube de Futebol Amador de nossa cidade, onde passamos a ter conhecimento de que a comunidade, diretores e ex-diretores, estão envolvidos no resgate da instituição, regularizando trazendo de volta a alegria da prática desportiva para os mesmos, porém, em especial, conservando a bela história ali construída. (IND.438/2021)

 

  • Solicitou empenho aos vereadores para que a Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus seja contemplada com verba advinda de emenda parlamentar.
  • Informou que está sendo veiculada informação através de redes sociais de que existe pretensão de municipalização do ensino médio em Sacramento, disse que caso seja apresentado projeto desta natureza, votará contrariamente à matéria. Em um aparte, o vereador Bananal disse que há intenção do Estado em passar o ensino fundamental para os municípios, dizendo ainda que isso será decidido pela Assembleia Legislativa. Também aparteando, a vereadora Professora Léia, disse que, projeto que trate de municipalização das escolas terá voto contrário de sua parte.
  • Continuando, o vereador Dr. Talhys disse que o projeto apresentado pelos vereadores Henrique Spirandeli de Andrade e Gregório Pereira Pinheiro é importante, pois promove o debate para que as questões sejam discutidas com a sociedade. Num aparte, a vereadora Sgto. Edna disse que no momento não há projeto de municipalização de escolas em tramitação nesta Casa e, que o projeto apresentado pelos vereadores Henrique Spirandeli e Gregório Pinheiro é muito importante.
  • Comentou ainda sobre a entrega dos biodigestores à comunidade de Quenta-Sol, bem como sobre a reunião realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, a qual tratou de questões realizadas à vacinação contra a Covid-19.  

 

IEDA REZENDE

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal a manutenção da estrada da região do Cipó, que dá acesso à Rodovia MG-428 (Araxá-Rifaina), que encontra-se em péssimo estado de conservação; (IND.424/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com o departamento competente, a disponibilização de calcário para correção do solo do sítio da Prefeitura Municipal, onde será instalado o projeto da Horta Experimental. (IND.425/2021)

 

REQUERIMENTOS:

  • REQUEREU da Mesa Diretora, o envio de ofícios ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Dr. Wesley de Santi de Melo e a Excelentíssima Senhora Prefeita Maura Assunção de Melo Pontes, da cidade de Tapira/MG, deles solicitando informações sobre a existência de projeto que vise, com urgência, a manutenção/reforma da ponte que se encontra interditada na Região das Palmeiras, na divisa entre os municípios de Tapira e Sacramento. Aludida ponte encontra-se em estado de calamidade, causando transtornos aos produtores rurais e demais usuários; (REQ.204/2021) Aparteando, o vereador Marzola disse que alguns usuários não estão conseguindo trafegar naquele local em virtude do péssimo estado de conservação daquela ponte.
  • REQUEREU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que informe se houve alguma providência tomada com relação ao poço artesiano de propriedade do senhor Paulo Henrique João, no povoado de Sete Voltas, conforme solicitado por esta vereadora na Indicação nº 352/2021, apresentada em 24 de maio do corrente ano. (REQ.205/2021)

 

  • Comentou sobre a entrega dos biodigestores para a comunidade de Quenta-Sol, ressaltando a importância desta medida para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.
  • Comentou também sobre o novo decreto da Administração Municipal, que flexibilizou o funcionamento do comércio em nossa cidade.
  • Disse ter se encontrado com produtores de alho de nossa região, os quais pretendem fazer suas instalações na cidade de Sacramento, pois irá possibilitar geração de emprego e renda para nossa cidade, dizendo ainda que a Administração Municipal com certeza vai incentivar esta iniciativa.

 

 

PROFESSORA LÉIA

 

INDICAÇÕES:

  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde e Obras e Serviços Urbanos, que proceda a troca de lâmpadas queimadas no Distrito de Desemboque e também reformas no posto de saúde. Justifica-se as solicitações dos moradores que se encontram há tempos com as ruas escuras, melhorias nas acomodações do posto de saúde, reparos nos banheiros, área externa para aguardarem consulta médica; (IND.426/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que solicite à CEMIG a troca de um transformador de lugar na Fazenda Caxambu. Justifica-se a proximidade do mesmo ao telhado da residência, com os fios de alta tensão em menos de dois metros de altura, colocando a vida dos moradores em risco; (IND.427/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, um mata burro na estrada rural próximo à sede da fazenda da família Leite, onde os moradores da região fizeram alguns reparos, mas necessita da troca o mais rápido possível; (IND.428/2021)
  • INDICOU ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que proceda a reforma das igrejas do Distrito de Desemboque e a limpeza dos matos nas praças. Justifica-se a manutenção do patrimônio histórico desde 1743, fundaram a Capela de Nossa Senhora do Desterro onde foi o marco inicial da Colonização do Brasil Central. Mesmo com a pandemia não podendo realizar visitas é a conservação de nossas raízes, educando para a geração futura, valorizando nossa cultura e incentivando o turismo de nossa região. (IND.429/2021)

 

  • Agradeceu pelo atendimento às indicações de sua autoria, bem como ao departamento de estradas.
  • Comentou sobre a entrega dos biodigestores para a comunidade de Quenta-Sol, dizendo que a Administração Municipal irá também fazer a instalação dos equipamentos.

 

  • Manifestou seus votos de pesar pelo falecimento das pessoas em nossa cidade.
  • Agradeceu ainda a Secretaria de Saúde pela reunião realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, onde foram esclarecidos pontos importantes quanto à vacinação contra a Covid-19 em nossa cidade.
  • Agradeceu ainda a todos que participaram da campanha de vacinação solidária, doando fraldas para o Asilo São Vicente de Paulo.
  • Disse ainda que é muito importante ajudar o Hospital Hélio Angotti, colocando-se à disposição para quaisquer outras necessidades.

 

O Presidente da Casa, em nome de Deus, declarou encerrada a Sessão.