Pular para o conteúdo principal

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Publicado em 04/08/2025 - 10:00 - Atualizado em 04/08/2025 - 14:16

Campanha Agosto Lilás faz referência a Lei Maria da Penha, lei brasileira que visa coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher

Neste mês de agosto, intensificamos nossos olhares para enfrentar um problema que, infelizmente, ainda é alarmante no país: a violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006 – com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para combater a violência de gênero, que acontece de diversas formas (violência física, psicológica, moral, sexual e/ou patrimonial).

 

O Brasil é o 5º país do mundo que mais mata mulheres em decorrência da desigualdade de poder entre os gêneros, sobretudo fruto de violência doméstica e familiar. Esse crime hediondo que ceifa vidas de, em média, 4 mulheres por dia no país, recebeu o nome de “Feminicídio” através da Lei nº 13.104/2015.

 

Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para enfrentar a violência contra as mulheres é preciso de ações concretas e permanentes, como:

- Promover informação sobre os direitos das mulheres

- Incentivar denúncias e acolhimento.

- Promover ações educativas em escolas, empresas e comunidades.

- Fortalecer redes de apoio e proteção.

 

Se você ou alguém que conhece está sofrendo violência, denuncie! O silêncio perpetua o ciclo de agressão.

 

  • Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • (34) 3351 4807 - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
  • Disque 190