Câmara realiza sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher
Sexta-feira 17/03, uma noite dedicada às Mulheres!
Publicado em 23/03/2017 - 15:07 - Atualizado em 15/04/2020 - 14:00
A Câmara Municipal de Sacramento realizou Sessão Solene para outorga da Moção de Congratulação “Carolina Maria de Jesus”, conferida pela resolução nº 316/2011, que “Institui o Dia de Reflexão sobre Papel da Mulher na Sociedade Sacramentana”.
A Mesa de Honra estava composta pelas autoridades: Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende; Prefeito Municipal de Sacramento, Dr. Wesley De Santi de Melo; Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Maria Regina dos Santos Kondo; Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Matheus Fonseca Bizinoto e o 1º Secretário da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Marcos dos Santos Pires.
Na noite comemorativa o Poder Legislativo prestou justa homenagem às mulheres:
1.Floricina Garcia de Souza, por motivo de força maior, foi representada por sua prima e ex-aluna, Dra. Luciene Aparecida Messias - Vereador Autor: Edmilson de Souza Peres;
2.Irani Maria de Jesus – Vereador Autor: Maurício Alves Rodrigues;
3.Lucília Nunes Aguiar Batista – Vereador Autor: Marcos dos Santos Pires;
4.Malena Cristina Santana – Vereador Autor: Luiz Devós;
5.Maria das Dores Faria – Vereador Autor: Henrique Spirandeli de Andrade;
6.Maria de Fátima de Jesus Prado – Vereador Autor: Luster Fernandes;
7.Minervinda Souza de Resende – Vereador Autor: Leandro Roberto de Araújo;
8.Nelcíria D´Arc Florêncio – Vereador Autor: Matheus Fonseca Bizinoto;
9.Ozana De Santi de Melo – Vereador Autor: Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende.
De acordo com a resolução, que estabelece reverenciar uma Mulher em “Homenagem Póstuma” o Presidente da Casa indicou a Prof.ª Nildes Maria Moreira Camilo.
Foi um momento de grande emoção! O Presidente pediu um minuto de silêncio em reverência à memória da professora e de todas as grandes mulheres que marcaram a história deste Município, concluindo com uma homenagem da Casa através do jovem cantor Rafael Crema Carvalho em uma linda canção.
Em seguida, Dra. Scylla Duarte Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Médica Ginecologista e Oncologista foi homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo “Dr. Clemente Vieira de Araújo”, proposta no ano de 2013 pelo então vereador Cleber Rosa da Cunha.
Atendendo convite da Presidência, Dra. Maria Regina dos Santos Kondo, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, proferiu uma palestra de cunho educativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dentro dos pronunciamentos, a homenageada, Ozana De Santi de Melo, fez mensagem de agradecimento em nome de todas as agraciadas. “É sempre motivo de alegria, sermos lembradas em nossa comunidade seja pelos feitos realizados, ou por fazermos parte de um seleto grupo, onde somos benvindas, seja pelo nosso modo de ser ou de agir, e hoje aqui ao recebermos a Moção de Congratulação “Carolina Maria de Jesus”, pelo dia Internacional da Mulher, agradecemos primeiro a Deus pela vida e pela nossa trajetória, seja ela como esposa, mãe ou profissional, na certeza de termos cumprido nosso papel social e humanitário, da melhor forma possível, superando desafios, obstáculos com fé e confiança em Deus”.
Também fez uso da palavra Cleber Rosa da Cunha, ex-vereador desta Casa, que em seu discurso, se disse honrado em poder prestar e concretizar homenagem à Dra. Scylla Duarte Prata com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo. Destacou ser ela a figura de uma mulher de postura irretocável que imprime na relação médico/paciente, valores sagrados e consagrados como: humanismo, amor ao próximo e dedicação. Finalizou parafraseando Érico Veríssimo: “A medicina é um ato de amor!”.
Prosseguindo com os pronunciamentos, o vereador Edmilson de Souza Peres ressaltou o trabalho de Floricina Garcia de Souza durante 27 anos frente à rede pública, e em especial como professora na Comunidade dos Pinheiros, “o cuidado e carinho dedicado aos alunos, chamavam a atenção, buscando sempre fazer o melhor para o bom desempenho de todos”.
O vereador Henrique Spirandeli de Andrade em seu discurso destacou: “Feliz, abençoada e privilegiada é a pessoa que tem a chance de conhecer uma alma tão generosa, sensível e bela como a de nossa querida D. Maria das Dores Faria, conhecida carinhosamente, como Dona Lica (...)”
Dando continuidade aos discursos, o vereador Leandro Roberto de Araújo ressaltou: “quando se diz o papel da mulher na sociedade eu faço uma comparação da vida de Carolina Maria de Jesus com a minha homenageada D. Minervinda Souza de Resende, porque eu tenho certeza, que as mesmas dificuldades que Carolina Maria de Jesus passou em sua vida, D. Minervinda também passou, e nem por isso ela baixou a cabeça e deixou a vida levar, ela quis mostrar o seu diferencial (...) D. Minervinda é o esteio de uma família exemplar!”
O vereador Luiz Devós em seu discurso, disse: “fiquei comovido e emocionado quando a minha homenageada, Malena Cristina Santana, falou do seu trabalho, demonstrando paciência, dedicação e com um bom relacionamento com os idosos do Asilo São Vicente de Paula (...), obrigado Malena por ter abraçado esta causa justa e divina como profissão”.
Em seguida o vereador Luster Fernandes, em seu pronunciamento disse à sua homenageada Maria de Fátima de Jesus Prado: “Você não mede esforços no amor exigente, em nossa querida Casa do Pão, doando de seu conhecimento, de seu tempo e principalmente o seu amor, para trazer paz, esperança, dignidade e melhorias na vida de tantas pessoas”.
O 2º secretário desta Casa, vereador Maurício Alves Rodrigues que homenageou a senhora Irani Maria de Jesus destacou: “Mulher lutadora, tem o mesmo perfil da escritora Carolina Maria de Jesus. Ambas sacramentanas, nascidas sob o signo do trabalho (...). Irani não é escritora, porém sua vida é semelhante a de Carolina, na forma de sobreviver.”
Na sequência o 1º secretário, vereador Marcos dos Santos Pires em seu discurso à Lucília Nunes Aguiar Batista, ressaltou: “não é por acaso, você estar sempre ocupando um cargo de destaque na área da saúde, onde com sua dedicação, sensibilidade e enorme boa vontade, procura atender a todos (...). Por isso somos muito gratos pela sua dedicação com as coisas do município, em especial com nossa saúde”.
O vice-presidente do Legislativo, Matheus Fonseca Bizinoto, em seu pronunciamento, destacou: “minha homenageada, D. Nelcíria D’Arc Florêncio, carinhosamente conhecida como ‘Tia Nelcíria’, por sua vez, intimamente ligada com o mundo das letras e da educação, é notadamente digna da honraria que rememora a escritora sacramentana”.
O Prefeito Municipal Dr. Wesley De Santi de Melo, fez uso da palavra: “Parabenizo todas as homenageadas nesta noite, mulheres dignas da homenagem e que prestaram relevantes serviços à nossa comunidade (...). Mulheres guerreiras, corajosas, honestas, dedicadas, mães exemplares (...). O reconhecimento dos serviços prestados, bem como a gratidão pelos mesmos, é uma das maiores virtudes do ser humano, portanto, vocês vereadores, souberam reconhecer”.
E por fim, o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende em seu pronunciamento disse: “minha homenageada com a Moção Carolina Maria de Jesus é a Senhora Ozana De Santi de Melo, a quem tenho maior respeito e admiração; mãe exemplar, esposa dedicada, professora inigualável e exemplo de cidadã para sociedade de Sacramento fazendo por merecer esta honraria (...). Neste momento quero também prestar minha homenagem a todas as mulheres que fazem deste mundo um lugar melhor para se viver com um verso simples de Ângela Cavalcante:
Mulher é mesmo interessante,
mesmo brava é linda
Mesmo alegre, chora
Mesmo tímida, comemora
Mesmo apaixonada, ignora
Mesmo frágil, é poderosa
Encerrando o jovem Rafael Crema Carvalho dedicou uma última canção às mulheres pela comemoração do seu dia e a cada uma das homenageadas foi entregue em nome do Poder Legislativo o livro ‘Diário de Bitita’, de Carolina Maria de Jesus.