Pular para o conteúdo principal
16/11/2017

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor

Sessão solene aconteceu na sexta-feira, 10/11

Publicado em 16/11/2017 - 12:21 - Atualizado em 15/04/2020 - 14:15

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor

A Câmara Municipal de Sacramento realizou nessa sexta-feira dia 10/11, Sessão Solene para outorga do Cartão de Prata ‘Professora Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro’ comemorativo ao Dia do Professor conferido pela resolução nº 345/2015, que tem por finalidade homenagear os professores que tenham se destacado na área educacional de nosso município.

A mesa de honra estava composta pelas autoridades: Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende; Prefeito Municipal de Sacramento, Dr. Wesley De Santi de Melo; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Matheus Fonseca Bizinoto e o 1º Secretário da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Marcos dos Santos Pires.

Na noite comemorativa o Poder Legislativo prestou justa homenagem às professoras:

CÉLIA MARIA DE ALMEIDA COSTA
ELAINE APARECIDA OLIVEIRA BIZINOTO
KEILA CRISTINA DOS SANTOS
LÁZARA MARIA BORGES DE CARVALHO
MARIA DO CARMO MARQUES
MARIA MADALENA SILVA DE PAULA
MARILÉIA ABADIA ALVES MARTINS
SHIRLEY APARECIDA RIBEIRO TAVARES MAGNABOSCO
THAISA CASTRO LOBATO PIRES

Também nessa solenidade foi homenageada toda diretoria e funcionários da Casa do Menor Rosa da Mata, com o Cartão de Prata em comemoração aos 40 anos de relevantes serviços prestados na área educacional deste município. A Presidente da entidade, Dra. Ana Paula Rezende Souza, recebeu o cartão das mãos do vereador autor Matheus Fonseca Bizinoto.
Dando continuidade a solenidade, fez uso da palavra, a homenageada Célia Maria de Almeida Costa que relatou um pouco de sua longa trajetória como educadora e finalizou com um agradecimento em nome de todas as agraciadas.

Passando para os pronunciamentos, o vereador Edmilson de Souza Peres disse: “Professora Keila Cristina dos Santos, parabéns, você é uma grande educadora, tenho enorme satisfação de prestar-lhe essa homenagem, pois os professores são responsáveis pela formação de nossas crianças e jovens: futuro de Sacramento”.

O vereador Henrique Spirandeli de Andrade em seu discurso destacou: “Nesse momento tenho a oportunidade de homenagear uma pessoa que fez parte da infância de muitos sacramentanos, Lázara Maria Borges de Carvalho, tive a grande sorte de ter sido a minha também. “Tia” Lázara não escolheu o magistério, o magistério lhe escolheu, trilhou sua vida inteira empenhada a ensinar e a educar. Finalizo meu discurso com uma frase do mestre Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

O vereador Leandro Roberto de Araújo ressaltou: “Maria Madalena Silva de Paula, sempre acompanhei seu trabalho, e pude ver toda sua dedicação, carinho e amor à profissão, por isso, nada mais justo que homenagear as pessoas que semeiam o bem, e principalmente aqueles que lidam diariamente para compartilhar o que sabem, mudando a história de quem aprende”.
Dando continuidade aos discursos, o vereador Luiz Devós destacou: “Mariléia Abadia Alves Martins, conhecida carinhosamente por Léia. Minha querida, você é grande, grande na sua simplicidade, grande no seu saber, grande na sua intelectualidade e por que não grande na sua simpatia. Deixo aqui uma mensagem de um autor desconhecido: “É você, professor, que esculpindo com sua dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e dos homens do amanhã. Pelas suas mãos passa o futuro do país, e com elas você ajuda a moldar os cidadãos que tomarão conta desse futuro...”

O vereador Luster Fernandes em seu pronunciamento disse: “Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco, não fiz nenhum discurso, porque minha homenagem hoje é em forma de agradecimento, pois foram os seus ensinamentos bem lá no começo da minha vida que carrego até hoje. Sua paixão pela educação muito contribuiu para o meu crescimento. Por isso não poderia deixar de homenageá-la nesta noite e dizer a você: MUITO OBRIGADO!”.

O 2o secretário desta Casa, vereador Maurício Alves Rodrigues ressaltou: “A missão de ensinar é a mais gratificante do ser humano. Todos nós necessitamos do aprendizado. A você Elaine Aparecida Oliveira Bizinoto (Nane), professora amorosa e dedicada, parabéns pela sua trajetória de vida e de ensino. Em sua pessoa abraço e congratulo com todos os demais educadores de nossa terra. Que Deus lhes guarde”.

Na sequência o 1o secretário, vereador Marcos dos Santos Pires em seu discurso à sua homenageada Thaísa Castro Lobato Pires destacou: “Amiga Thaísa, o nosso município deve muito a você, pelos longos anos de dedicação, companheirismo e profissionalismo. O carinho que você tem em sua casa, você leva para a escola e transmite aos seus alunos. Uma frase do Senador Cristovam Buarque, não sei se escrita por ele, mas que ele sempre diz, é simples, mas diz tudo: “um país sem educação é um país sem futuro””.

O vice-presidente do Legislativo, Matheus Fonseca Bizinoto, em seu discurso disse: “Nesse rol de grandes professores da humanidade incluímos, com notável reverência, a minha homenageada, Professora Maria do Carmo Marques. Em verdade, ainda que aposentado, concebemos que um educador jamais deixa de ser um educador. Seus ministérios; suas lições; suas retóricas estão invariavelmente registradas no atemporal, na formação de inúmeros cidadãos, de inúmeras almas que saíram do caminho transviado e equivocado, para um honroso papel de contributo social. Por isso mesmo, ao homenagearmos um educador, homenageamos a pedra imortal do progresso que nos é dado como lei natural. Obrigado, Professora Maria do Carmo!”.

O vereador Matheus, também proferiu discurso em homenagem aos 40 anos da Casa do Menor Rosa da Mata: “Conscientes de que a educação equilibra a humanidade pela consciência de seu dever, os responsáveis pela entidade têm como lema: ‘Educar com o coração, eis a nossa missão’. Com isso, os valores inerentes à pessoa humana, à sua vida, às suas raízes, à cultura, cor, classe social, crenças e costumes, são respeitados e o Legislativo, no exercício de sua Função, também reconhece esse papel essencial de assistência fundada nos valores de elevada moral.”
Também fez uso da palavra o Prefeito Municipal Dr. Wesley De Santi de Melo, que em seu pronunciamento parabenizou a todas as homenageadas da noite.
E por fim, o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende ressaltou: “Nada mais justo e relevante homenagearmos as pessoas que desenvolvem em vida trabalhos edificantes na construção de uma sociedade melhor. Ao professor cabe muito mais do que transmitir ensinamentos, incumbindo ao mestre orientar, estimular e incentivar crianças, jovens e adultos a descobrir suas potencialidades. Sem o empenho de tais profissionais, qualquer sociedade está fadada ao fracasso, portanto, a profissão precisa de reconhecimento e enaltecimento. Ensinar é uma arte que não depende unicamente do desejo, mas, aliado ao dom, vocação ou dádiva transmite-se conhecimento, trata-se, portanto, de uma tarefa nobre que deveria ser admirada e respeitada por todos. São eles os formadores de todas as profissões do mundo e a eles devemos nossa eterna gratidão.
Nestas singelas palavras, enalteço a senhora Célia Maria de Almeida Costa, minha homenageada. Bondosa, inteligente, sempre dedicada ao seu mister, participou na formação de uma gama enorme de profissionais, dando á estes dignidade e qualidade na sua formação sempre respeitando as diferenças e enaltecendo as potencialidades de cada um. Emitir loas a sua pessoa seria redundante pela professora que foi pela mãe e esposa dedicada que é. “De personalidade forte faz da fé em Deus o escudo para enfrentar os desafios da vida.”

Finalizando a sessão solene, o Presidente destacou o reconhecimento e gratidão a todos os professores e professoras de nossa cidade e agradeceu a presença do público presente.

Sessão Solene para outorga do Cartão de Prata ‘Professora Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro’